Medicina Veterinária 6x1411

1.
QPCI78045 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

O termo salmonelose é usado para denominar a infecção causada por bactérias do gênero Salmonella, da família Enterobacteriaceae. A Salmonella sp., é um bacilo gram negativo que infecta todos os animais, inclusive as aves e os homens. No gênero Salmonella são incluídos mais de 2.500 sorotipos, geralmente móveis pela ação dos flagelos peritriquios. Em qual das alternativas abaixo estão citados dois sorotipos imóveis desse gênero bacteriano?
2.
QPCI84779 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: &TEC Órgão: Pref. Colônia Leopoldina/AL

Leia as afirmativas a seguir:
  1. Os machos Boer adultos podem pesar 100 kg; e as fêmeas, 80 kg.
  2. Os músculos são os órgãos responsáveis pelo movimento que os animais são capazes de realizar.
Marque a alternativa CORRETA:
3.
QPCI93302 Medicina Veterinária Ano: 2018 Banca: MACHADO DE ASSIS Órgão: Pref. Floriano/PI

Os responsáveis pelos estabelecimentos deverão assegurar que todas as etapas de fabricação dos produtos de origem animal sejam realizadas de forma higiênica, a fim de se obter produtos que atendam aos padrões de qualidade, que não apresentem risco à saúde, à segurança e ao interesse do consumidor. Marque a alternativa incorreta.
4.
QPCI128123 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Santa Rosa/RS

A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é uma doença causada por diferentes agentes etiológicos, porém com sinais clínicos e epidemiologia similares: babesiose e anaplasmose. No Brasil, a babesiose bovina é causada pela Babesia bovis e Babesia bigemina e a anaplasmosepela riquétsia Anaplasma marginale. Em relação à TPB, analise as assertivas a seguir:

  1. As duas babesias citadas são protozoários.
  2. O imidocarb é um medicamento eficaz contra as babesias e conta a riquétsia.
  3. Anaplasma marginale pode ser transmitido pela picada de outros insetos hematófagos além do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus.
  4. As babesias parasitam os eritrócitos e a riquétsia parasita os linfócitos B e T.

Quais estão INCORRETAS?
5.
QPCI135931 Medicina Veterinária Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Panambi/RS

Na região Noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi é um município grande produtor de leite, tendo contribuído com aproximadamente 24 milhões de litros anuais, segundo o IBGE (2010). A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é uma doença de frequente ocorrência nos animais e é causa de prejuízo econômico pela redução na produção leiteira. Em relação à TPB, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( )
A doença é causada por bactérias do gênero Anaplasma e protozoários do gênero Babesia.
( )É uma doença classificada como uma zoonose direta.
( )O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) sanguineus é o ectoparasito transmissor dos agentes causadores da TPB.
( )A anaplasmose também pode ser transmitida por vetores mecânicos como moscas hematófagas.
( )As chamadas áreas livres de carrapatos são assim designadas pela existência de grande número de predadores dos carrapatos que impedem que ele possa completar sua fase de vida livre.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
6.
QPCI137643 Medicina Veterinária Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Chuí/RS

A erisipela suína é uma doença _______________ causada pelo Erysipelothrix rhusiopathiae, caracterizada por lesões cutâneas, articulares, cardíacas ou sepse, além de causar aborto. Os sinais clínicos ocorrem sob as formas hiperaguda, aguda, subaguda e crônica. Lesões cutâneas em forma de ______________ são comuns na forma aguda da doença. _________ são evidenciadas na forma crônica. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
7.
QPCI195789 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

Com relação à anestesia de ruminantes, analise as afirmativas a seguir:

  1. Para realização de uma laparotomia de flanco (Ex: ruminotomia) com o animal em estação, pode-se utilizar como técnica anestésica local o bloqueio para vertebral ou em “L” invertido;
  2. O ruminante é mais sensível à xilazina que o equino. A dose de xilazina necessária para causar sedação profunda em um ruminante é cerca de 5-10 vezes menor que a dose empregada no equino;
  3. Para a exposição do pênis, pode ser realizado o bloqueio perineural do nervo pudendo interno;
  4. O bloqueio para vertebral geralmente é inviável em bovinos de corte em função da dificuldade de palpação/identificação das referências anatômicas, que são as apófises espinhosas das vértebras T13, L1 eL2 (13ª vértebra torácica, 1ª e 2ª vértebras lombares, respectivamente).
Marque a opção CORRETA.
8.
QPCI196481 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: UFPI/COPESE Órgão: UFPI

O exame laboratorial do líquido ruminal é essencial para o diagnóstico de alterações metabólicas e de digestão nos pré-estômagos, podendo inclusive ser utilizado para verificar a eficácia do tratamento aplicado. Considerando o procedimento de análise do líquido ruminal, as opções a seguir são incorretas, EXCETO:
9.
QPCI207050 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IFPB

Em relação à clínica médica e cirúrgica das afecções do aparelho digestório de equídeos, é correto afirmar:
10.
QPCI207063 Medicina Veterinária Ano: 2019 Banca: IDECAN Órgão: IFPB

Em relação à clínica médica e cirúrgica das afecções neonatais de suínos é correto afirmar: