
A corporação dos Bombeiros Militares do Rio de Janeiro iniciou o recebimento de ofertas de empresas organizadoras interessadas na condução do novo certame público, que disponibilizará 1.500 oportunidades para o Serviço Militar Temporário Voluntário. 36634
Bancas Participantes do Processo
Segundo documentação obtida pela imprensa especializada, quatro organizadoras já encaminharam suas ofertas. Entre as empresas citadas estão a FGV e o Idecan, além do Instituto Avalia.
Cronograma de Recebimento das Propostas
A instituição recepcionará as ofertas das organizadoras até a próxima segunda-feira, 26 de maio. Posteriormente a esta fase de pesquisa de valores, o Corpo de Bombeiros poderá conduzir o processo para a escolha e contratação da organizadora.
Responsabilidades da Banca Selecionada
A instituição definida ficará responsável por receber as inscrições do concurso, além de aplicar as provas aos candidatos. Somente depois da contratação da banca, o edital poderá ser finalizado e publicado.
Previsão de Abertura
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a intenção é abrir o concurso para o Serviço Militar Voluntário ainda este ano.
Características do SMTV
O SMTV é um regime de serviço militar com duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado por períodos sucessivos até o limite máximo de oito anos.
Requisitos para Participação
O programa destina-se a homens e mulheres voluntários que atendam aos seguintes critérios:
- Idade entre 18 e 25 anos, para o ingresso como praças temporários (soldados)
- Idade até 35 anos, para o ingresso como oficiais temporários, especialmente nas áreas de Saúde e Apoio Técnico
- Aptidão física e mental compatíveis com as exigências do serviço, além de atender aos requisitos estabelecidos nos editais de seleção
Outros Concursos em Preparação
Além do SMTV, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro prepara um outro concurso, com 144 vagas efetivas para soldados, na área de Busca e Salvamento.